Os segredos de como aumentar as vendas Leia em 4 minutos

Os segredos de como aumentar as vendas

Como transformar desafios comerciais em resultados

Quem trabalha em área comercial tem sempre na cabeça uma questão que representa um desafio constante: como aumentar as vendas. Independente do tipo ou do momento que vive o mercado, toda e qualquer empresa deseja expandir sua atuação e conta com a área comercial para atingir este objetivo.

Porém, a economia como conhecemos está em plena transição. E, para quem quer se manter parte do movimento, o segredo de desbravar novas oportunidades depende de mudanças não só estratégicas, mas na de forma de ver e ler o mundo.

Por isso, faço a pergunta: será que precisamos aprender como aumentar as vendas ou como vender melhor? Esta resposta pode ser o divisor de águas para resultados realmente significativos para sua equipe e negócio.

A seguir, algumas dicas descobertas em nossa experiência em consultoria com pequenas e médias empresas. Elas podem ajudar você a ter uma mentalidade que amplia resultados não apenas quantitativos, mas também qualitativos.


1- Tire seu foco da ideia, produto ou serviço: venda uma solução

Em um mundo cada vez mais conectado e global, foi-se o tempo em que necessidades podiam ser solucionadas apenas com uma entrega baseada pura e simplesmente na troca. Todos nós: pessoas, sociedades e empresas estamos mais complexos e requeremos entregas que acompanhem esta complexidade.

Por isso, demonstre que seu foco está em solucionar um problema que lhe foi apresentado, e que sua ideia, produto ou serviço é uma parte desta solução. Este olhar trará valor agregado ao negócio, a confiança do cliente e, consequentemente, o aumento das vendas.


2- A riqueza nem sempre está na novidade

Quando se pensa em como aumentar as vendas dentro das empresas é fácil enxergar os colaboradores da área comercial empenhados e dispostos a buscar o novo: novos clientes, novos mercados, novas oportunidades. Porém, o tesouro que existe nos clientes já conquistados parece ser frequentemente esquecido.


Como aumentar as vendas : Seus atuais clientes têm
preciosos insights sobre
os pontos de contato
chaves de seu negócio.

Seus atuais clientes têm preciosos insights sobre os pontos de contato chaves de seu negócio. Levar isso em consideração na hora de buscar uma venda, seja ela nova ou recorrente, pode fazer toda a diferença. Afinal, vender melhor pode resultar em vender mais, mas o contrário nem sempre é verdadeiro.

3- Ganhe tempo entendendo seu cliente antes de fazer ofertas

Parece óbvio, mas não é. Muitas empresas gastam uma parte considerável de seu tempo comercial rentável ajustando propostas já feitas ao cliente, ao invés de mergulhar no entendimento de qual é a real necessidade dele. Com isso, erram facilmente e, passo a passo, se distanciam do objetivo de ajudar a empresa a expandir com o aumento de vendas.

É necessário se desprender de [pré]conceitos e passar tempo entendendo quem é o outro, quais são seus desafios e qual solução procura ao buscar sua empresa.

4- Invista em apresentações marcantes

Depois de passar tempo conhecendo seu cliente e entendendo qual é a sua necessidade, chega o momento de apresentar as descobertas e criações. Nosso tempo de experiência em consultoria demonstra, porém, que um grande número de empresas negligencia esta etapa.


É possível transformar a
apresentação da proposta
em um momento marcante.

 

É possível transformar a apresentação da proposta em um momento marcante. Para que isso aconteça, é imprescindível garantir que cada fase esteja conectada com a realidade do cliente de todas as formas: sua forma de falar, tempo, processo, equipe e outras variáveis. Ao se pensar em como aumentar as vendas, é necessário investir tempo em como apresentar seu produto da maneira certa.

5- Demonstre conexão e empatia, mas não deixe de apresentar os resultados

Todo processo comercial que busca aumentar as vendas baseando-se na relação, tem como base a conexão e a empatia. Elas são pilares essenciais para a conquista de vendas melhores, que buscam dar soluções a problemas e não simplesmente trocar produtos ou serviços por dinheiro. Entender quem é o outro e estar conectado com sua realidade é garantia de ser mais assertivo, em todos os sentidos.

Ainda assim, de nada vale esta conexão se não estiver bem acompanhada de fundamentos sólidos sobre a capacidade de entrega da solução. Sua empresa precisa ser a escolha certa não só pela conexão profunda, mas pela garantia de um resultado efetivo e excelente para todos os envolvidos.

Eu e a equipe Consense desejamos ótimas vendas para você, maiores e, principalmente, melhores!

Preparamos um guia prático, baseado em nosso Workshop sobre Excelência na relação comercial. Nele, você poderá encontrar algumas dicas sobre como tornar o seu processo comercial mais excelente. 

 

 

 

 

 

Anderson Siqueira

Idealizador e educador na Consense educação para as relações




Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *