5 motivos para utilizar o Team Building com a sua equipe

Team building – que em tradução livre significa construção de times – é um conceito focado em melhorar relações dentro de equipes, geralmente envolvendo atividades e tarefas colaborativas. 

Considerado atualmente um dos fundamentos do desenvolvimento organizacional, a ferramenta tem como foco melhorar a eficiência dos times, um diferencial diante de treinamentos, que, na maior parte das vezes, focam no aprendizado e desenvolvimento de competências técnicas. Outro diferencial é a sua aplicabilidade a grupos em diferentes contextos, como esportes, escolas, tripulações de voo, equipes corporativas e outros.

Um estudo de 131 centros de pesquisa nos EUA, descobriu que de todas as atividades organizacionais, o Team Building tem o efeito mais eficaz dentre outras medidas – como as financeiras – para melhorar o desempenho de equipes. Uma análise de 2008 descobriu que as atividades praticadas melhoram tanto o desempenho objetivo de uma equipe quanto as avaliações subjetivas de supervisão da equipe, além de aproximar as pessoas, incentivando a colaboração e o trabalho em equipe. 

Na prática, uma das estratégias altamente praticada pelas companhias é ter um “retiro de construção de equipe”, em que os membros, fora do contexto do dia-a-dia, abordam visões de mundo, ou preocupações subjacentes. Por meio de uma série de atividades, muitas vezes inusitadas, as equipes desenvolvem habilidades como comunicação, planejamento, solução de problemas e resolução de conflitos. Cada pessoa da equipe é então convidada a pensar sobre as implicações de suas ações, reações e decisões no local de trabalho. 

Assim, este processo de aprendizagem apoia a construção de equipes de longo prazo, por meio do fomento de conexões genuínas, discussões e processamento mais profundos, que facilitam a construção de confiança mútua, favorecendo assim o engajamento coletivo. 

Veja agora uma lista de principais motivos de líderes fazerem o Team Building com suas equipes:

1. Colaboração e fomento da inovação e criatividade.

As pessoas tendem a ter uma imaginação maior quando estão com pessoas que se sentem à vontade. Eventos bem-sucedidos de Team Building não apenas aproximam as pessoas, mas também contribuem para um local de trabalho mais bem-sucedido e criativo. A colaboração cotidiana no local de trabalho é fundamental para um negócio de sucesso.

2. Melhoria na comunicação interna

Sem nenhuma surpresa, a comunicação (ou a ausência dela) é a principal razão pela qual líderes e empresas procuram o Team Building. Segundo Peter Drucker, um dos principais nomes da administração moderna, os ruídos na comunicação são responsáveis por até 60% dos problemas corporativos.

Todos querem um ambiente de trabalho amigável, onde as pessoas estejam confortáveis ​​e felizes em conversar e trabalhar com qualquer pessoa. O Team Building apoia a construção de uma comunicação mais clara e funcional, permitindo que os participantes, a partir das atividades no ambiente controlado, vivenciem e aprendam quais formatos e estilos comunicacionais tendem a permitir, repelir ou repetir e quais são os impactos dessas escolhas no dia a dia do trabalho.

3. Celebração, espírito de equipe, diversão e motivação.

Depois que qualquer time esportivo vence um grande campeonato, eles celebram e se divertem, o que os motiva a querer ganhar ainda mais. Esse exemplo mostra que a comemoração, a torcida e a diversão que acompanham todos os eventos do Team Building podem motivar os funcionários a levar o trabalho para o outro nível.

4. Socializar e conhecer melhor uns aos outros.

Socialização no local de trabalho, quando positiva, aumenta a produtividade, segundo estudo da Universidade de Passo Fundo. Melhorar a ligação entre as pessoas aumenta o senso de pertencimento e conexão com os resultados do time, além de melhorar a comunicação e ambiente de trabalho.

5. Trabalho em equipe e aumento do desempenho.

As atividades de Team Building também agem para aprimorar o trabalho em equipe, pois ajuda as pessoas a se entenderem melhor. Depois de concluir as atividades, os funcionários entendem seus pontos fortes e fracos, interesses, e modos de comunicação. Esse entendimento ajuda na construção coletiva, resolução de problemas e conflitos, além de autodesenvolvimento e melhoria de relacionamentos no trabalho. Ao canalizar a produtividade para uma atividade de criação coletiva, divertida e inclusiva, as equipes podem se unir de maneira mais eficaz do que por outros métodos.

Um projeto de Team Building bem sucedido certamente significará um ambiente de trabalho mais confortável e bem-sucedido para qualquer empresa, grande ou pequena. Se você se interessou em saber mais sobre Team Building aproveite e acesse aqui o método empregado pela Consense e conheça uma ferramenta eficaz de construção de times através da exploração e entendimento de tipos psicológicos e atividades feitas sob medida para sua demanda.

Por Ricardo Honda


Trabalho com o objetivo de proporcionar transformações que somem tanto para as empresas como para as pessoas. Utilizo a minha formação em Psicologia e vivência em Recursos Humanos para contribuir para ambientes mais saudáveis e produtivos, valorizando relações mais humanas e íntegras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *